Como Vencer o Despertador | Cinco Passos Infalíveis

Tempo de leitura: 14 minutos

Como é que você acorda todas as manhãs? Você acorda disposto, cansado se arrastando…. E o seu despertador? Usa a função soneca e enrola na cama para levantar? Hoje eu vou te dar 5 estratégias para que você consiga vencer o seu despertador de uma vez por todas. O que você vai ler aqui pode mudar o rumo da sua vida.

A maioria das pessoas se encaixa em dois desses perfis matinais:

Primeiro há o perfil sobrecarregado. Acorda brigando contra o sono, correndo porque está atrasado e com a mente agitada. Nem se vestiu ainda e já perdeu a hora. Geralmente tem muita coisa para fazer e pouco tempo.

Segundo o perfil desmotivado. Sem objetivos ou ânimo, dorme até tarde ou procrastina até que decide trabalhar. Se distrai com facilidade. Não sente estar produzindo algo útil. Está totalmente sem rumo.

Para ambos os perfis, há sempre o problema do dinheiro. A pressão de nunca ter o bastante, a incerteza de onde ele virá e a sensação de impotência para controlar isso. Essa pressão é uma camada de mais estresse do seu dia. Acordar sem objetivo ou direção não vai te levar a lugar algum. Perceba então que, mesmo inconscientemente, toda essa pressão faz a gente preferir ficar na cama!

Mas, e se houver uma terceira opção?

E se a sua manhã fosse diferente? E se você se sentisse de outro modo? E se pudesse acordar com disposição e entusiasmo em vez de apreensão? E se pudesse ter uma hora de paz e sossego dedicados a si mesmo, a sua vida e quem sabe à suas finanças? Talvez você esteja pensando:  -poxa, Fabio. Não venha falar do meu sono. Eu acordo tarde e pronto… não venha tentar me convencer de outra coisa porque eu não quero nem saber…

Você não é unanimidade. Você sabia que 95% da nossa sociedade jamais criará e viverá a vida que de fato deseja? O que eu digo aqui é justamente para mexer com você. É fato que, se não nos comprometermos a pensar e a viver de um modo diferente da maioria das pessoas agora, estaremos nos preparando para suportar uma vida mediana, cheia de dificuldades, fracasso e remorso — justo como a maioria dos indivíduos.

Já pensou no que pode acontecer contigo se aceitar o desafio que estou propondo aqui?

Anthony Robbins, autor de livro “Poder sem limites” já disse que o “sucesso deixa pistas”.  Ao observar pessoas que conseguiram realizar mudanças significativas na vida e foram bem sucedidas em diversos projetos, podemos observar algumas características que se repetem com muita frequência.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Barcelona, na Espanha, compararam as pessoas matutinas (que acordam bem cedo) às pessoas noturnas (que preferem dormir e acordar tarde)

Entre as diferenças encontradas, as pessoas matutinas são:

1- Mais persistentes
2- Mais resistentes ao cansaço
3- Menos atingidas pelas frustrações e dificuldades

Isso se traduz em menos ansiedade, depressão, uso de substâncias para dormir e maior satisfação com a vida. Robin Sharma, escritor com uma coluna no The New York Time e que também ficou muito conhecido pelo seu livro: ” O Monge que vendeu o seu Ferrari” empreendeu uma pesquisa com as pessoas consideradas mais produtivas do mundo e viu que todas tinham uma coisa em comum. ACORDAR CEDO!

Você já deve ter ouvido falar ou quem sabe já leu em algum lugar que existem pessoas que produzem melhor à noite e outras que produzem melhor pela manhã. Agora você pode estar se perguntando… E se eu for essa pessoa de rende melhor à noite? Eu quero colocar mais uma pergunta para você pensar e logo darei a resposta:

Produzir bem à noite ou pela manhã é um predisposição genética ou um hábito? E foi por isso que eu pesquisei o livro “Por que nós dormimos”. Esse livro foi o resultado de mais de 20 anos de pesquisas sobre o sono. Aquele video anterior que falei dos “Mitos e Verdades sobre o Café” foi baseado em um de seus capítulos.

O que regula o nosso sono é algo chamado de RITMO CIRCADIANO. Ao longo de um período aproximado de 24 horas, genes regulam a liberação do hormônio melatonina. Durante a noite, no escuro, os níveis aumentam e, com a claridade, baixam. O ritmo está dividido em dois períodos … 8 horas dormindo e 16 horas acordado. Eu sei que nesse momento você pensou:  – Eu nem consigo dormir 8h de sono.

Ao longo da vida existem alterações no ritmo circadiano. Crianças precisam dormir um pouco mais e os adolescentes apresentam mudanças no horário do sono e por isso que algumas escolas americanas e europeias já flexibilizaram seus horários. Na fase adulta o ritmo te exige 8 horas de sono do período que escurece até o período que fica claro. Perceba que há 12h nesse intervalo que vai das 18h até às 6h da manhã. E é por isso que o ser humano consegue fazer adaptações. Tanto é verdade que quando a gente viaja para um país que possui um fuso horário diferente, o corpo é capaz de se adaptar. É necessário um tempo de aproximadamente 8 dias para uma adaptação completa. Isso prova que o nosso sono e os períodos de vigília não são uma predisposição genética. São, na verdade um hábito que adquirimos ao longo dos anos. Os hábitos são forças poderosas. Ao sentir dificuldade para abrir os olhos quando o despertador tocar na mesa de cabeceira, é importante lembrar que você também estará lutando contra os padrões neurais do cérebro que o fazem repetir a mesma rotina sem pensar duas vezes.

Então, Fica a pergunta:

Se as manhãs são tão boas, por que todos nós não levantamos cedo?

Há dois possíveis motivos para não nos levantarmos pela manhã

1- O dia que você terá pela frente influencia sua forma de acordar

Acordar para um dia empolgante é diferente de acordar para um dia assustador. Até os madrugadores correm para debaixo das cobertas quando temem o que está por vir. Quando seus hábitos começarem a ser modificados pela força da ação, você vai começar a ver mudanças em sua vida e também vai deixar de fugir para debaixo das cobertas.

2- Você tem medo de ser egoísta

Por incrível que pareça, uma das barreiras para acordar cedo não é apenas a batalha para fugir da cama. É uma forma sutil de autossabotagem que diz: gastar esse tempo com você todo dia é egoísmo. Você aprendeu que precisa cuidar primeiro da família, do emprego, da comunidade e depois de você, se sobrar um tempinho. O problema é: tudo o que adiamos geralmente acaba sendo esquecido. Com tantos afazeres, não conseguimos satisfazer as nossas necessidades, ficando exaustos, deprimidos, ressentidos e sobrecarregados ao longo do tempo.

Isso te Parece familiar?

Acredito firmemente no conselho que é dado antes de cada voo: coloque sua máscara de oxigênio antes de ajudar os outros. Você não será capaz de ajudar ninguém se não conseguir respirar e passar mal. O equivalente a colocar sua máscara de oxigênio primeiro no dia a dia é usar as manhãs, que são o segredo para tudo isso. É quando você assume o controle e define o rumo para a vida que realmente deseja.

Pense uma coisa …

Você usa o botão soneca pela manhã?

Se você aperta o botão de soneca de manhã é porque quer dormir mais um pouco… se quer dormir mais um pouco, por que colocou o relógio para despertar? Se não quer despertar, porque faz isso por várias vezes? É como se dissesse: -Odeio acordar mas gosto de fazer isso repetidamente. Acaba não tendo muito lógica.

Quando o despertador tocar de manhã, pense nisso como a primeira oportunidade para a mudança que a vida te oferece todos os dias. É o dom de mais um dia, o desafio de tomar a decisão disciplinada de sair da cama e a oportunidade de investir tempo no desenvolvimento pessoal, de modo que cada um de nós possa se transformar na pessoa que precisamos ser para criar a vida que realmente desejamos. E faremos tudo isso enquanto o resto do mundo continua a dormir.

Quando me perguntam como me transformei em uma pessoa matutina e mudei minha vida nesse processo, digo que fiz isso em cinco etapas simples, uma de cada vez. Sei que pode parecer impossível, mas acredite neste ex-viciado no botão de soneca: é possível. E você pode fazer isso assim como eu fiz. Mudar é possível.

As pessoas matutinas não nascem assim, elas se tornam. Você também pode fazer isso; não exige a força de vontade de um maratonista olímpico. Eu afirmo: quando acordar cedo não for apenas algo que você faz e sim quem você é, as manhãs serão a parte favorita do seu dia. Acordar será para você como é para mim: algo que acontece sem esforço.

Suspenda a descrença por um instante e experimente esse processo de cinco etapas amanhã. Ele pode transformar a sua vida vem transformando a minha. Vamos ao nosso desafio…

Deste dia em diante e nos próximos trinta dias, programe o despertador para 30-60 minutos mais cedo do que você costuma acordar. Você vai seguir os passos do video “Como parar de Procrastinar”

Caso você, assim como eu, acabou dormindo no sofá após travar o despertador, fique atento nesses cinco passos simples à prova de soneca que vão fazer você acordar e ficar pronto para encarar o dia.

Primeiro Passo – Estabeleça suas Intenções Antes de Deitar

Você sabia que o primeiro pensamento de manhã costuma ser o último pensamento que você teve antes de ir para a cama? Por exemplo, todos tivemos noites nas quais mal conseguíamos adormecer porque estávamos empolgados demais para acordar na manhã seguinte. Fosse seu primeiro dia na escola, o começo de um novo emprego ou a uma viagem de férias — assim que o despertador tocava, você abria os olhos com entusiasmo e empolgação para sair da cama e abraçar o dia! Por outro lado, se seu último pensamento antes de ir para a cama foi algo como “Não consigo acreditar que preciso me levantar em 5 horas; vou acordar muito cansado”, então seu primeiro pensamento quando o despertador tocar deverá ser algo do tipo: “Oh, meu Deus, já se passaram 5 horas? Só quero continuar dormindo!” Portanto, o segredo é decidir e criar toda noite, conscientemente, uma expectativa positiva para a manhã seguinte. Nossa mente funciona assim… diga algo de bom sobre o dia seguinte e sobre a sua noite mesmo sabendo que terá poucas horas de sono.

Segundo Passo- Coloque seu Despertador no Outro Lado do Quarto

Se você deixa o despertador ao lado da cama, então, ainda está em um estado de sono parcial quando o alarme toca, e isso torna o acordar muito mais difícil. Tenho certeza de que você se identifica com rolar na cama, ainda meio adormecido, e desligar o despertador sem sequer se dar conta de que ele tocou. Eu mesmo já travei o despertador do celular, o levei para a cama, coloquei debaixo do travesseiro e fiquei cancelando a cada cinco minutos. Já aconteceu de eu acordar e ficar procurando o celular sem me dar conta que o travei e que ele já estava debaixo do travesseiro. Se você ainda não o fez, coloque seu despertador o mais longe possível da sua cama. Isso o obriga a deixar a cama e colocar seu corpo em movimento. Movimento gera energia, portanto, quando você se levanta e sai da cama, isso o ajuda natural-mente a acordar. Eu perdi as contas de quantas vezes minha esposa reclamava comigo dizendo: – Você sai da cama e vai para sala dormir? Você não disse que tinha que estudar? É por isso que vamos próximo passo…

Terceiro Passo – Escove os Dentes

O ponto é que você está fazendo coisas impensadas nos primeiros poucos minutos e apenas dando ao seu corpo tempo para acordar. Portanto, depois de desligar o despertador, vá direto até a pia do banheiro para escovar os dentes e jogar um pouco de água quente (ou fria) no rosto. Esta atividade simples aumentará seu nível de motivação ao acordar.

Quarto Passo – Beba um Copo Cheio de Água

É crucial que a primeira coisa que você faça seja se hidratar toda manhã. Depois de 6 a 8 horas sem água, você estará moderadamente desidratado, e a desidratação provoca cansaço. Muitas vezes, quando as pessoas se sentem cansadas — em qual-quer horário do dia —, tudo de que precisam é de mais água, e não de mais sono. O objetivo é reidratar seu corpo e sua mente o mais rápido possível, para repor a água da qual você foi privado durante as horas que passou dormindo.

Quinto Passo – Coloque suas Roupas para Atividade Física

Até mesmo poucos minutos de exercícios diários podem melhorar significativamente a saúde, aumentar a autoconfiança e bem-estar emocional, permitindo que você pense melhor e se concentre mais. Você também vai notar um aumento na disposição ao se exercitar diariamente. Eu sei que nesse momento há pessoas assistindo esse video que podem estar vivendo um momento de completo sedentarismo… talvez você não se lembre nem qual foi a última vez que fez algum exercício…  na maioria das vezes já chegam no trabalho cansadas. Se não for uma situação de saúde que o impeça, você precisa se movimentar e começar pode ser uma caminhada simples no quarteirão. Quando você realmente deseja e coloca em ação, as coisas começam a fluir a seu favor! O segredo não é a quantidade, mas a frequência. Para quem é sedentário isso vai mudar a sua vida de maneira extraordinária. Caso você já pratique atividade física, não precisa substituir o regime, vespertino ou noturno, de exercícios que já segue. Pode continuar indo à academia no horário de sempre. Contudo, os benefícios de adicionar no mínimo cinco minutos de exercícios matinais são inegáveis, incluindo diminuição da pressão sanguínea, do nível de glicose no sangue e do risco de todo tipo de enfermidades assustadoras, como doenças cardíacas, osteoporose, câncer e diabetes. E talvez o mais importante: um pouco de atividade física de manhã vai aumentar a disposição que o ajudará a lidar com os altos e baixos da vida no resto do dia. Te aguardo no próximo video…

Eu sou o Fabio Soares e esse é o Canal Filosofia contemplativa, por quê pensar não custa nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *