Tempo de leitura: 5 minutos

Nesse video eu vou te falar sobre a forma como a leitura se tornou a maior ferramenta de desenvolvimento da inteligência humana e quais são as implicações do consumo de livros físicos e livros digitais. Quando você era mais novo costumava ouvir histórias? Eu lembro-me muito bem das histórias que minha saudosa vó contava. Mesmo que as histórias fossem repetidas, lá estávamos nós, os primos e primas ao redor da mesa para ouví-la. Ouvir histórias é a forma mais cativante e antiga de desenvolvimento do nosso cérebro. É ouvindo histórias que, por meio da imaginação somos capazes de ativar áreas complexas em nossa mente.
A invenção da escrita foi uma das mais significativas reviravoltas da história da humanidade. É por meio dela que o conhecimento foi transmitido de geração em geração e histórias foram perpetuadas nas páginas de um livro. É nesse contexto, que a leitura se tornou um dos elementos mais importante do desenvolvimento cognitivo traduzido pela capacidade de pensar e compreender as coisas.
Para que você possa entender melhor eu vou realizar uma analogia entre a mente humana e um computador.
Quanto a gente obtém o hábito de ler, há um crescimento dos dendritos neurais, ou seja, a própria fiação da nossa cabeça fica mais rica e complexa. Quanto mais complexa, maior será a inteligência operacional do nosso cérebro.
Agora entenda… para que isso possa acontecer, você precisa ler e ler muito…
Você tem 3 tipos de livros disponíveis hoje:
- Os livros em audio. (Os melhores são aqueles com narração humana),
- Os livros digitais também chamados de ebooks, e
- Os livros físicos.
A vantagem do audiobook está na produtividade…. você consegue realizar outras tarefas enquanto escuta. Pode estar dirigindo, indo para o trabalho, na academia ou realizando as tarefas de casa. Você consegue otimizar o seu tempo se livrando de outras distrações. E quanto aos ebooks? Sabemos que com um smartphone, tablet ou computador … a gente consegue armazenar uma infinidade de livros. Sem contar que é possível colocar esses livros na nuvem e acessá-los de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Eu estaria mentindo pra vocês se dissesse que não tenho livros digitais.
No que se refere aos livros físicos, vamos lá. Muitas pessoas, assim como eu, não abrem mão do livro físico. A sensação que você experimenta ao tocar e sentir o cheiro do livro é de fato, sem igual. Eu posso te afirmar que desses três tipos de livros, o livro impresso é o mais indicado não somente pele “mimo” envolvido. Entenda uma coisa. O mecanismo de decodificação nos casos entre o livro físico e o ebook tem diferentes graus de eficiência. Quem lê na tela, por exemplo, recebe luz emitida. E quem lê em papel observa a luz refletida. O padrão exibido em uma tela são chamados de RGB. São as iniciais das cores vermelho, verde e azul em inglês que por adição formam a cor branca e suas derivações. Já o material impresso em papel utiliza o padrão ciano, magenta e amarelo que juntas formam, por subtração, a cor preta dentre as demais.
Já foi comprovado que ler com essa luz emitida pela tela causa cansaço e em casos mais extremos dores de cabeça e como consequência ocorre uma sensível diminuição na velocidade da leitura. Isso, sem contar com o risco de perder o foco na leitura quando surge aquela notificação inesperada. Cabe ressaltar aqui uma exceção para os dispositivos digitais. Você com certeza já ouviu falar no Kindle da Gigante Amazon. Nesse dispositivo a luz é projetada no sentido interno do aparelho, ou seja, ela não vem para seus olhos. Sendo assim, com exceção do kindle que é justamente para leitura de livros em meio digital, escolha sempre o livro impresso.
Mas talvez você me diga… Fábio… os livros são caros… não tenho como comprar…
Quem disse que você precisa comprar???? Caso realmente queira se tornar um bom leitor de livros, sempre encontrará pessoas próximas dispostas a te ajudar. Ainda existem muitas bibliotecas municipais, faculdades, escolas que os livros estão lá só esperando você chegar. Se você fizer uma busca na internet, com certeza encontrará um sebo onde você consegue comprar livros usados por menos da metade do preço de mercado.
Agora que você já tem o caminho das pedras pode perguntar:
Por qual tipo de livro que eu começo ? Eu digo que a gente precisa ser bastante eclético… existem livros religiosos….claro que devo destacar aqui a bíblia que muitos deixam de ler porque acham grande. Afinal são seissentos e sessenta e seis livros em um, né verdade? Com cinco minutos diários eu te garanto que você lê tudo em um ano.
Há livros técnicos para assuntos específicos, livros para desenvolvimento pessoal por vezes chamados de autoajuda e ainda livros de ficção. Preste atenção nesse último… há um destaque para os livros de Ficção Científica porque eles turbinam a nossa mente. Tem até alguns livros aqui que eu ainda pretendo falar sobre eles, e claro, comparar a ficção científica com os dias atuais.
Eu tenho comigo o Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley … 1984 de George Orwell e Livro Fahrenheit 451 de Ray Bradbury. Esses são somente alguns exemplos de outros diversos livros que em breve estarei comentando no canal. Eu vou ficando por aqui, eu sou o Fabio Soares e esse é o Canal Filosofia Contemplativa.
Por que pensar… não custa nada!