O Impacto da Leitura em Nosso Cérebro | Benefícios e Hábito de Ler

Tempo de leitura: 6 minutos

Nesse texto vamos entender o que acontece no cérebro de quem tem o hábito de leitura. Você descobrirá quais são os principais benefícios e que não é tão difícil assim adquirir esse hábito.

Consegue lembrar-se qual foi o último livro que leu? Faz muito tempo? Eu quero dizer que eu te entendo e reconheço que a correria dos dias atuais acaba por minar nossas energias e o nosso tempo. Eu posso fazer referência a pessoas que estão em faze de graduação ou realizando cursos nos quais lêem muitos livros técnicos ou específicos e acabaram com suas leituras atrasadas.

Então leia essa matéria até o final que eu tenho um anúncio que você vai gostar!

No dia 7 de janeiro de desse de 2020, dia do leitor, uma pesquisa constatou que o Brasileiro lê em média dois livros por ano. Trinta por cento da população nunca comprou um livro sequer.

Esse panorama é preocupante por que tem relação direta com o problema educacional no Brasil. Embora muitos saibam ler, o número dos analfabetos funcionais, ou seja, aqueles com dificuldades de interpretação básica de textos simples aumenta cada dia.

Você certamente já ouviu alguém dizer que ”LER FAZ BEM”!

Destaco aqui TRÊS BENEFÍCIOS do hábito de leitura:

  • Ler Previne Alzheimer.

A área do cérebro responsável pela leitura está intimamente ligada à região da memória, assim como às da atenção, concentração, visão e da linguagem falada. Quanto mais se estabelecem conexões entre as áreas do cérebro mais elas se desenvolvem. Logo, pessoas que leem regularmente, têm 2,5 vezes menos chance de desenvolver a doença. Assim como, se você não fizer exercícios físicos os músculos atrofiam, o mesmo acontece com o nosso cérebro.

  • Ler Desenvolve nosso Senso Crítico.

Perguntas do tipo:  Por que o mundo é como é? Por que eu penso dessa forma? São comuns quando você começa a questionar a vida e a sociedade. Isso é o desenvolvimento do seu senso crítico. O mais incrível da leitura é que ela acaba suscitando reflexões que talvez não fossem possíveis quando seguimos uma rotina ou ao ciclo diário padrão. Consequentemente, com o senso crítico desenvolvido você AMPLIA SEU MODO DE VER AS COISAS. Lembra do Mito da Caverna? Vou deixar o link aqui para você conferir depois.

  • Ler Estimula sua inteligência

Você fica mais inteligente quando lê, além de melhorar a escrita, o vocabulário e capacidade de argumentação.

Você já ouviu alguém dizer:
– Esse livro é muito grande, vou esperar virar série, para assistir.

Sim… Isso é normal… A gente chama isso de “LEI DO MENOR ESFORÇO”. Agora pense. Quando a gente lê, nossa mente é capaz de imaginar o cenário em que a ação se desenvolve, assim como a imagem dos personagens. Você cria um mundo na sua mente e é aqui que está o segredo do exercício mental. O ato de ler é uma ação ativa. Assistir a filmes e séries é uma ação passiva. Nossa capacidade de julgamento fica prejudicada, ou seja, VIVER SEM LER É PERIGOSO POIS TE OBRIGA A CRER NAQUILO QUE TE DIZEM. E quem é que diariamente te diz alguma coisa? Atualmente um desses agentes é representado pela grande mídia. Veja se não dá para comparar a mídia com os “amus da caverna” do vídeo anterior? Eles produziam as imagens para entreter os escravos de maneira que interpretasse a escravidão como liberdade.

Agora você deve estar pensando aí. Tá bom, Fabio, você me convenceu mas eu não sei por onde começar.

Eu vou te apresentar dois passos que irão te ajudar a ler.

Passo 1– Escolha algum livro, seja por indicação de um amigo ou porque a capa ou o nome desse livro te chamaram atenção. De preferência vá a casa de um amigo que tenha uma estante cheia. Você vai fazer assim: Leia as primeiras páginas desse livro. Caso no começo do livro a leitura ficar ruim, abandone o livro. Você vai tentar até achar uma leitura que te cative. Aquele livro que você começa e não tem vontade de parar? É esse livro que você vai separar para ler.

Passo 2 – Separe um horário e local para sua leitura. Dedique, no relógio, 20 minutos. Anote isso aí. Separe 20 minutos e pegue aquele livro que você gostou e comece a leitura. A dica é que você faça antes de dormir ou bem cedo ao acordar. Desligue o celular e leia. Mas Fabio, onde eu vou arrumar esses 20 minutos? A resposta para essa questão está na máxima: Tempo é prioridade, você tem tempo para aquilo que é prioridadepra você. Se você vai esperar todo mundo dormir para ler ou vai acordar meia hora mais cedo é contigo. Uma coisa é certa. Você consegue.

Faça uma conta rápida. Se você ler pelo menos quinze páginas por dia. Em um mês terá lido 450 páginas. O que dá de 1 a 3 livros inteiros. Em um ano terá lido facilmente mais de vinte livros. Se aumentar para vinte páginas por dia, o número sobe para mais de trinta livros. Então você consegue.

Talvez você me diga: Eu já leio mas procuro sempre aqueles livros fininhos. Livros com muitas páginas me cansam. Quem sabe você é estudante de humanas e tem uma relação de livros atrasados.

O que fazer?

Vou te passar um segredo. Você conhece a Leitura dinâmica?

Eu um curso de Leitura Dinâmica e Memorização e posso garantir que são ferramentas muitos eficazes. Mas veja bem. Não é fórmula pronta. Você vê anúncios prometendo números absurdos por aí, mas não quero entrar nesse mérito. Falo da experiência do que funcionou comigo. É possível você ler mais rápido do que a média das pessoas que leem e fazer isso com compreensão. E é por isso que eu quero me comprometer contigo e preparar um material sobre Leitura dinâmica para te ajudar. Será totalmente de graça. Estarei anunciando nas redes sociais do Filosofia Contemplativa em momento oportuno. A única coisa que te peço é que divulgue esse canal para que outras pessoas também possam ter acesso ao que estamos tratando aqui.

Eu vou dar umas dicas para você praticar em sua casa com qualquer livro que tiver em mãos. Com um pouco de esforço e dedicação você não só vai se tornar um leitor habitual como também vai conseguir melhorar a sua velocidade de leitura. Estamos combinados?

E aí! Você topa o desafio? Vamos começar uma jornada de leitura?

Eu vou ficando por aqui, eu sou o Fabio Soares e esse é o Canal Filosofia Contemplativa.

Por que pensar, não custa nada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *